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Segurança Veicular Reforçada com Absorvedor de Impacto no Assento

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Segurança Veicular Reforçada com Absorvedor de Impacto no Assento

Pesquisadores da UFSC desenvolveram um absorvedor suplementar de impacto (ASI) para assentos de veículos, projetado para reduzir lesões em colisões frontais. O sistema é compacto, de baixo custo e pode ser facilmente integrado a veículos compactos e ultra estreitos.

Como funciona?

Instalado abaixo do assento, o ASI utiliza tubos de colapso por flambagem. Em caso de colisão frontal, esses tubos deformam progressivamente, permitindo um leve deslocamento controlado do assento para frente. Isso reduz o pico de desaceleração e a força do cinto de segurança sobre o ocupante.

Qual problema resolve?

Melhora a segurança de ocupantes em veículos pequenos, onde o espaço limitado e a baixa massa estrutural aumentam o risco em colisões. O ASI complementa airbags e cintos, oferecendo uma barreira mecânica adicional sem demandar sistemas eletrônicos complexos.

Diferencial no mercado

Diferente de sistemas caros com sensores e atuadores, o ASI é puramente mecânico, fácil de fabricar e pode ser adaptado a diferentes geometrias de assoalho e bancos. É de uso único e projetado para atuar em colisões a partir de 56 km/h.

Inventores

Márcio Schneider de Castro

Centro Tecnológico (CTC)

Edison da Rosa

Centro Tecnológico (CTC)

Vantagens

Reduz pico de desaceleração em colisões frontais

Simples, mecânico e de baixo custo de produção

Compatível com veículos ultra estreitos e convencionais

Fácil instalação com mínimas alterações estruturais

Código

BR 10 2015 005112 3

Co-titularidade

Não tem 

Centros

Centro Tecnológico (CTC)

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