Sistema Híbrido para Produção de Biomassa e Polimento de Efluentes
Pesquisadores da UFSC desenvolveram um sistema híbrido inovador que combina o melhor de fotobiorreatores tubulares e rampas de fluxo fino. A tecnologia maximiza a produção de biomassa de microalgas e promove o tratamento (polimento) de efluentes com baixo custo e alta eficiência.
O dispositivo integra tubos fechados, onde ocorre o enriquecimento da cultura com CO₂, com uma rampa aberta que amplia a exposição à luz e facilita trocas gasosas e térmicas. Uma bomba circula a cultura entre reservatório, tubos e rampa, mantendo um ciclo contínuo. A modelagem matemática ajusta parâmetros para diferentes escalas e condições.
Resolve gargalos típicos de sistemas isolados: nos tubulares, supera problemas de troca de calor e gases; nos abertos, reduz perdas de CO₂ e baixa produtividade por limitação de luz. Assim, torna o cultivo mais eficiente e o polimento de efluentes mais econômico.
É uma solução compacta, escalável e de fácil montagem, que pode usar material biológico local e ser adaptada a fazendas de aquicultura, indústrias alimentícias, sistemas de hidroponia, lagos ornamentais e até projetos educacionais. O sistema ainda permite reaproveitar a biomassa gerada em rações e adubos, aumentando a sustentabilidade.
Reduz custos de operação e energia ao dispensar sistemas de resfriamento
Maximiza uso de CO₂, com maior eficiência de cultivo
Aplica-se ao polimento de efluentes e produção de biomassa de alto valor
Modular, portátil e ajustável a diferentes escalas e ambientes
Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Quer colaborar com a UFSC ou precisa de mais informações sobre nossas tecnologias e serviços? Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Endereço
Rua Desembargador Vítor Lima, 222 – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-400
Telefone
(48) 3721-2346