Tratamento Avançado de Melanoma com Nanopartículas Naturais
Pesquisadores da UFSC e parceiros desenvolveram nanopartículas lipídicas sólidas feitas de cera de abelha, capazes de encapsular simultaneamente um fármaco hidrofílico e um lipofílico. Essa tecnologia inovadora é voltada para um tratamento tópico sinérgico e mais eficaz do melanoma cutâneo, com menor toxicidade e maior biocompatibilidade.
As nanopartículas são produzidas por um processo de dupla emulsão água/óleo/água, sem uso de solventes orgânicos. A estrutura resultante integra os dois tipos de fármacos na mesma partícula, permitindo liberação controlada e ação combinada, maximizando o efeito terapêutico.
Supera limitações de baixa biodisponibilidade e necessidade de doses elevadas de medicamentos isolados. Ao unir compostos de diferentes perfis em uma única nanopartícula, o tratamento é potencializado, usando doses menores e reduzindo efeitos colaterais.
É a primeira formulação a usar cera de abelha como matriz lipídica para co-encapsular fármacos hidrofílicos e lipofílicos de forma natural, sem solventes. A tecnologia mostrou alta eficiência de encapsulação (até 98%) e efeito sinérgico comprovado contra células de melanoma.
Efeito terapêutico sinérgico comprovado em estudos in vitro
Produção sustentável, sem solventes orgânicos
Alta biocompatibilidade e biodegradabilidade
Liberação controlada que reduz doses e efeitos colaterais
Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Quer colaborar com a UFSC ou precisa de mais informações sobre nossas tecnologias e serviços? Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Endereço
Rua Desembargador Vítor Lima, 222 – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-400
Telefone
(48) 3721-2346