Iscas Antitérmitas Baseadas em Espumas de Poliuretano com Compostos Lignocelulósicos
Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram iscas sólidas e inovadoras para o controle de térmitas (cupins subterrâneos), formuladas a partir de espumas de poliuretano aditivadas com lignina, celulose, hemicelulose, bagaço de cana e pó de madeira. O diferencial está na alta eficiência do produto, que elimina térmitas em tempo significativamente menor que as soluções comerciais atuais e sem o uso de reguladores de crescimento.
As iscas são produzidas a partir de MDI (diisocianato de difenilmetano) e poliol, que formam a espuma de poliuretano, lignina, celulose, hemicelulose, pó de madeira e bagaço de cana-de-açúcar, adicionados como atrativos e cargas estruturais. Os materiais são misturados por agitação mecânica (até 3500 rpm), vertidos em moldes e cortados em cubos sólidos (~10 mm). Diferentes formulações testadas resultaram em variações de tempo até o óbito dos térmitas, com os melhores resultados obtidos em apenas 5 dias de exposição com lignina solubilizada em THF. A ação tóxica está relacionada à inibição da enzima acetilcolinesterase, interferindo nos impulsos nervosos dos insetos.
Cupins subterrâneos causam prejuízos severos à agricultura, estruturas civis e florestas comerciais. As iscas comerciais baseadas em reguladores de crescimento (como o hexaflumuron) dependem da troca de exoesqueleto (ecdise) dos insetos para fazer efeito, levam semanas ou meses para agir e requerem monitoramento contínuo e substituição de estações de isca. A tecnologia proposta elimina a necessidade de pré-iscas de monitoramento, tem aplicação prática simples e atua diretamente no sistema nervoso dos cupins, acelerando o declínio da colônia.
Não utiliza inseticidas convencionais nem reguladores de crescimento, atua com compostos de baixo custo e origem renovável, a isca é sólida, inodora, resistente às intempéries e facilmente distribuída em larga escala, e elimina colônias em poucos dias, mesmo com o inseto mantendo sua dieta normal e umidade natural. Além disso, os testes mostraram que a formulação não depende da fase biológica do inseto, ao contrário das tecnologias tradicionais.
Eficácia rápida contra térmitas subterrâneos, sem necessidade de pré-isca ou monitoramento
Produzidas a partir de resíduos agrícolas, em um processo simples, escalável e de baixo custo
Iscas sólidas, resistentes, inodoras e de fácil manipulação
Alternativa ecológica e sustentável aos pesticidas convencionais
Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Quer colaborar com a UFSC ou precisa de mais informações sobre nossas tecnologias e serviços? Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Endereço
Rua Desembargador Vítor Lima, 222 – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-400
Telefone
(48) 3721-2346