Síntese verde de nanopartículas de MgO com extrato de abacaxi
A tecnologia propõe um método sustentável para a produção de nanopartículas de óxido de magnésio (MgO), utilizando extrato da casca de abacaxi como agente redutor e estabilizante. O pedido está protegido por patente de invenção no INPI.
O processo envolve a extração de compostos bioativos da casca de abacaxi, seguida da síntese hidrotérmica com sais de magnésio. A reação resulta na formação de nanopartículas, posteriormente purificadas e calcinadas.
Substitui rotas químicas convencionais baseadas em reagentes tóxicos, promovendo a utilização de resíduos vegetais abundantes como insumos na fabricação de nanomateriais.
A síntese verde aproveita propriedades naturais da casca de abacaxi para obter nanopartículas de forma mais limpa, com potencial de aplicação no agronegócio, como demonstrado por testes de crescimento vegetal apresentados no documento.
Redução do impacto ambiental no processo de síntese
Uso de resíduo agroindustrial como insumo
Processo simples e escalável
Nanopartículas com características controladas
Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Quer colaborar com a UFSC ou precisa de mais informações sobre nossas tecnologias e serviços? Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Endereço
Rua Desembargador Vítor Lima, 222 – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-400
Telefone
(48) 3721-2346