Ativação precisa de pró-fármacos com metais para combate ao câncer
Pesquisadores da UFSC desenvolveram novos pró-fármacos da β-lapachona, que podem ser ativados seletivamente em células tumorais por nanopartículas metálicas, oferecendo uma abordagem inovadora para o tratamento de cânceres como leucemia e câncer de mama metastático.
Os compostos permanecem inativos até serem ativados por metais de transição, especialmente nanopartículas de paládio, que desencadeiam a liberação do agente ativo β-lapachona diretamente no ambiente tumoral.
A tecnologia contorna os efeitos colaterais e a baixa especificidade dos tratamentos convencionais com β-lapachona, reduzindo a toxicidade sistêmica e aumentando a segurança terapêutica por meio de liberação localizada do fármaco.
Ao contrário de pró-fármacos ativados por pH ou enzimas, estes compostos são ativados por catálise bio-ortogonal com metais, permitindo controle espacial preciso da liberação do medicamento, algo inédito para clivagem de ligações C-C em ambiente biológico.
Liberação controlada do fármaco apenas onde necessário
Baixa toxicidade em células saudáveis
Aumento da janela terapêutica da β-lapachona
Potencial de aplicação com diferentes metais e tumores
Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Quer colaborar com a UFSC ou precisa de mais informações sobre nossas tecnologias e serviços? Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Endereço
Rua Desembargador Vítor Lima, 222 – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-400
Telefone
(48) 3721-2346