CM-UFSC
A Coleção de Mamíferos da UFSC (CM-UFSC), vinculada ao Centro de Ciências Biológicas (CCB) – Florianópolis, é um dos mais importantes acervos mastozoológicos do Brasil. Com aproximadamente 6.000 exemplares, a coleção reúne mamíferos terrestres e marinhos conservados a seco (peles e esqueletos) e em meio líquido.
O acervo inclui cerca de 5.400 mamíferos terrestres e 600 exemplares de lobos-marinhos, focas e cetáceos, abrangendo dez das onze ordens de mamíferos brasileiros, com exceção de Sirenia. Entre os destaques científicos da coleção, estão o holótipo e cinco parátipos de Cavia intermedia, além de parátipos de Gyldenstolpia planaltensis e Monodelphis saci, espécies de grande relevância para a mastozoologia.
A coleção desempenha um papel essencial na formação acadêmica e na pesquisa científica fomentando a biodiversidade local e tem servido de base para propostas de manejo e conservação, sendo amplamente utilizada em:
Além de sua função acadêmica, a CM-UFSC é uma referência para a divulgação científica e a conscientização ambiental, contribuindo para ações voltadas à preservação da fauna brasileira.
A CM-UFSC se destaca como um dos mais representativos acervos mastozoológicos do Brasil, abrangendo amostras da Mata Atlântica, Pampa, Caatinga, Cerrado e Amazônia, além da fauna marinha associada à Convergência Subtropical do Atlântico Sul Ocidental (ASO).
A região estudada inclui a transição entre as Correntes Marinhas do Brasil (quente) e das Malvinas (fria), resultando em uma biodiversidade excepcional, principalmente no que se refere aos mamíferos marinhos. Esse ecótono marinho, rico em nutrientes devido a fenômenos de ressurgência (upwellings), faz da CM-UFSC uma das coleções mais relevantes para estudos de mastofauna oceânica.
Telefone
(48) 99991-5713
Departamento
Ecologia e Zoologia (ECZ)
Centro
Centro de Ciências Biológicas (CCB)
Endereço
Rua Desembargador Vítor Lima, 222 – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-400
Telefone
(48) 3721-2346