Filtro de Vibração Torsional com Rigidez Variável para Embreagem Mecânica
Patente depositada pela Universidade Federal de Santa Catarina apresenta um inovador sistema de amortecimento torsional para embreagens mecânicas, projetado para veículos com motor a combustão. A tecnologia reduz a transmissão de vibrações do motor para a caixa de transmissão e diferencial, elevando o conforto e prolongando a vida útil dos componentes.
O dispositivo substitui a rigidez linear convencional das molas helicoidais por uma rigidez variável, obtida pela combinação de molas, pratos e helicoidais cilíndricas ou cônicas. Com isso, apresenta baixa resistência torsional em pequenos ângulos de acionamento e, à medida que o deslocamento aumenta, oferece resistência crescente para amortecer vibrações críticas.
Vibrações torsionais do motor comprometem o conforto do condutor e aceleram o desgaste dos componentes da transmissão. Soluções tradicionais, como o volante de dupla massa, elevam custos e complexidade. A nova proposta oferece eficiência superior sem aumento significativo de peso, espaço ou número de peças.
A tecnologia reduz em até 70% a propagação das vibrações nas faixas críticas de rotação, elimina a necessidade de pré-amortecedores separados, mantém inalterado o restante da embreagem e simplifica a fabricação e a manutenção, resultando em redução de custos.
Alta eficiência no controle de vibrações torsionais
Custo competitivo frente a volantes de dupla massa
Arquitetura simplificada e confiável
Aplicação versátil para diferentes condições de uso (marcha lenta, “creeping” etc.)
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