Membranas de Bionanocelulose Altamente Transparentes e Puras
Pesquisadores da UFSC desenvolveram um processo inovador para produzir membranas de bionanocelulose (BNC) com alta transparência, usando um meio de cultura mínimo e de baixo custo. O resultado é um biomaterial puro, sem aditivos, com grande potencial em aplicações médicas, industriais e tecnológicas.
O processo utiliza a bactéria Komagataeibacter hansenii em um meio mínimo definido (DMCM), com glicose e cloreto de amônio na concentração ideal. Assim, obtêm-se membranas transparentes, quimicamente puras e com propriedades estruturais otimizadas.
Elimina a necessidade de aditivos para obter transparência, reduz custos e garante reprodutibilidade. As membranas são ideais para visualização celular, curativos para feridas, substitutos de pele e engenharia de tecidos.
Diferente de tecnologias que combinam BNC com resinas ou polímeros, este processo gera membranas 100% BNC, com microestrutura controlada, alta transparência (até 89%) e excelente capacidade de retenção de água, além de flexibilidade mecânica.
Produz membranas puras, sem aditivos químicos adicionais
Alta transparência e cristalinidade estáveis, mesmo com maior espessura
Microestrutura porosa e maior área superficial, ideal para aplicações biomédicas
Reduz custos com meio de cultura e aumenta a reprodutibilidade do processo
Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Quer colaborar com a UFSC ou precisa de mais informações sobre nossas tecnologias e serviços? Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Endereço
Rua Desembargador Vítor Lima, 222 – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-400
Telefone
(48) 3721-2346