Processo de secagem de efluentes de bioflocos oriundos da carcinicultura e sua utilização como fertilizante e soluções nutritivas para plantas
Tecnologia sustentável converte resíduos da criação de camarões em fertilizantes e soluções nutritivas para plantas.
A invenção descreve um processo de secagem do efluente de bioflocos gerados na carcinicultura. Após filtragem e desidratação controlada, o resíduo é transformado em um fertilizante sólido rico em matéria orgânica, macro e micronutrientes, podendo também ser diluído como solução nutritiva para cultivos.
Elimina o descarte inadequado dos efluentes da aquicultura, que são ricos em nutrientes, mas frequentemente tratados como resíduos. A tecnologia contribui para a economia circular ao dar novo uso a um subproduto altamente nutritivo.
Ao contrário dos fertilizantes convencionais, esta solução tem origem em resíduos orgânicos da aquicultura, com perfil nutricional equilibrado e processo de produção de baixo custo. Além disso, evita a poluição ambiental e promove práticas agrícolas mais sustentáveis.
Reaproveita resíduos da carcinicultura como insumo agrícola
Reduz impactos ambientais e custos com descarte de efluentes
Produto final com alta concentração de nutrientes e matéria orgânica
Pode ser utilizado tanto como fertilizante sólido quanto em solução líquida
Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Quer colaborar com a UFSC ou precisa de mais informações sobre nossas tecnologias e serviços? Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Endereço
Rua Desembargador Vítor Lima, 222 – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-400
Telefone
(48) 3721-2346