Tratamento de efluentes ácidos com casca de camarão: solução ecológica, econômica e eficaz
Pesquisadores da UFSC desenvolveram um equipamento e processo inovador para tratamento de águas contaminadas por metais e acidez, utilizando resíduos da carcinicultura como agente filtrante natural. A solução transforma cascas de camarão em um biofiltro eficiente, voltado ao reuso de água em aplicações não potáveis.
O sistema opera com um fluxo contínuo de água através de tanques onde as cascas de camarão são acondicionadas em compartimentos estratificados. Os resíduos atuam na neutralização do pH e adsorção de metais tóxicos, como ferro, alumínio, cobre e zinco, por meio da ação combinada da quitina e do carbonato de cálcio presentes no material.
Oferece uma alternativa de baixo custo aos processos químicos convencionais, que utilizam reagentes caros, geram lodos tóxicos e demandam alta energia. A tecnologia é especialmente eficaz no tratamento de drenagem ácida de minas e efluentes industriais com alto teor de metais.
O equipamento é modular, de fácil instalação, e pode operar in loco em áreas mineradas ou industriais. Os resíduos tratados tornam-se inertes, podendo ser descartados com segurança. A água resultante atende aos parâmetros legais para usos secundários, como irrigação, limpeza urbana e processos industriais.
Reutiliza resíduos da carcinicultura, agregando valor ambiental e econômico
Reduz drasticamente a acidez e a concentração de metais nas águas
Baixo custo de instalação, operação e manutenção
Produz água apta para reuso não potável e resíduo sólido seguro para descarte
Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Quer colaborar com a UFSC ou precisa de mais informações sobre nossas tecnologias e serviços? Preencha nosso formulário e nossa equipe entrará em contato com você.
Endereço
Rua Desembargador Vítor Lima, 222 – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-400
Telefone
(48) 3721-2346